domingo, 5 de janeiro de 2014

Review: 12 Years a Slave / 12 Anos Escravo

Tal como tinha escrito no post anterior, é sempre complicado vermos um filme relativamente ao qual temos elevadas expetativas, exatamente por dele esperarmos muito...
E foi isso que sucedeu comigo e com 12 Years a Slave (12YAS) / 12 Anos Escravo.
Não que seja um mau filme - longe disso e muito pelo contrário.
12YAS é inegavelmente um bom filme, bem realizado, com interpretações notáveis do ator principal Chiwetel Ejiofor e do secundário Michael Fassbender e tecnicamente irrepreensivel.
Então o que falhou ou...faltou?
Faltou uma visão mais "apaixonada" do tema que retrata, menos crua e documental.
Porque eu, enquanto espetador, gosto de ver um filme que me empolgue ou revolte mas sempre de uma forma visceral, que me transporte no tempo e para os personagens e, a esse nível, 12YAS não me convenceu.
Dito de outro modo, reconheço que é objetivamente um bom filme mas ao qual faltou "sangue, suor e lágrimas" para o tornar num dos melhores do ano e daqueles que nos marcam, que recordamos e dos quais falamos em "conversas entre amigos".
Talvez se soubesse previamente que o estilo seria mais documental e frio tivesse gostado mais...mas tal não aconteceu.

Irá ser o grande vencedor dos óscares?
Provavelmente sim, mais não seja pelo fortissimo tema que aborda e que não pode - de modo algum - ser esquecido.

12 Years a Slave (12YAS) / 12 Anos Escravo (7.5/10)

Sem comentários: