domingo, 12 de janeiro de 2014

As histórias, os personagens e os irmãos Coen

Penso que não há muitos realizadores tão consistentes quanto os irmãos Coen e felizmente Inside Llewyn Davis (ILD) não é exceção, mantendo elevada a fasquia de qualidade da respetiva filmografia.

Desta vez propoem-se retratar [em forma de musical ou de music related film] uma semana na vida de um cantor folk do inicio dos anos 60. Ponto.

Ora, e poucos são os realizadores para os quais esta [pequena] premissa seria suficiente não fossem eles excelentes contadores de historias como os irmãos Coen.

Porque é esse o registo que ILD reveste: o de uma história como outro qualquer - daquelas que contamos ou que ouvimos os nossas amigos contar - mas recheada de personagens singulares, humanos, complexos e com as quais nos relacionamos e sentimos de forma quase imediata.
E é aí que ILD marca pontos: nos personagens e nos atores que lhes dão vida e que tornam tudo tão...humano e real; na autencidade da abordagem;nos dialogos inteligentes e bem construidos; no humor inteligente...

Sem dúvida um dos melhores filmes do ano.

Metascore: 92/100 - IMDB: 8.0/10
NA: grande prémio no júri no último festival de Cannes; nomeado para 3 globos de ouro, entre os quais filme, ator e canção original.

Inside Llewyn Davis - 7.9/10

Sem comentários: